sábado, 3 de abril de 2010

Um pouco da história...

Fundou a Sociedade Brasileira de Ficção Científica em 1964 e, no início da década de 1970, tornou-se editor do Magazine de Ficção Científica, edição brasileira do The Magazine of Fantasy & Science Fiction estadunidense.
Na
década de 1990, a Isaac Asimov Magazine (edição brasileira da Asimov's Science Fiction) criou um "Prêmio Jerônymo Monteiro" em homenagem ao escritor.
[
editar] Atuação em outros campos
Monteiro também foi o idealizador de uma das primeiras séries radiofônicas de
ação transmitidas no Brasil, As Aventuras de Dick Peter (1937), transmitidas pela Rádio Difusora (posteriormente Rádio Tupi) de São Paulo.
Trabalhou na
Editora Abril, nas décadas de 1950 e 1960. Foi o primeiro editor da revista O Pato Donald. Traduziu para o português histórias em quadrinhos de Walt Disney, inventando os nomes de personagens Disney que subsistem até hoje no Brasil, como por exemplo, Tio Patinhas e Huguinho, Zezinho e Luizinho, entre outros.

Obras
Três meses no século 81 (
1947)
A cidade perdida (
1948)
Fuga para parte alguma (
1961)

Um comentário:

  1. Ei, o livro "A Serpente de Bronze" de 1949, não era dele? pseudônimo Ronnie Wells? Li quando era mocinha (rsrs, faz um tempão) sempre tentei encontrar uma cópia, nem que fosse em sebos, mas nada. Podem me informar alguma coisa?
    Helenamds.

    ResponderExcluir